Hipertensão Arterial também em Crianças

Especialista alerta que os problemas de hipertensão infantil vêm crescendo no Brasil e quanto antes for diagnosticada, maiores as chances de prevenir complicações.
O quadro vem preocupando especialistas do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP (ICr), que possui um ambulatório para atendimento de crianças hipertensas e realiza mutirões em locais de grande afluência de público para alertar a população quanto à ocorrência desse problema e à forma de preveni-lo.
Segundo explica a Dra. Vera Koch, chefe da Unidade de Nefrologia Infantil do ICr e coordenadora dos mutirões, a principal recomendação é que a pressão arterial seja medida também em crianças, da mesma forma como são aferidos regularmente o peso e a altura. Segundo ela, esse cuidado deve ser tomado a partir dos três anos de idade em crianças sem problemas anteriores e sem uma história familiar de hipertensão. Já crianças com fatores de risco ou histórico de hipertensão na família devem medir a pressão arterial desde o nascimento.
O benefício dessa prática concentra-se na importância da prevenção. É a melhor maneira de manter a pressão sob controle e evitar complicações, como infarto do miocárdio, derrame, entre outras enfermidades.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...