Líquido congelado no cérebro para reduzir danos das paradas cardíacas

Se alguma vez você passou pela experiência de perder a consciência, perder o pulso, ou teve uma parada cardíaca em que necessitou que fizessem uma reanimação cardio-pulmonar e funcionou, você pode agradecer porque é alguém de sorte! Existem muitos desses casos em que o cérebro deixa de ser irrigado e acontecem os danos permanentes no mesmo.
Uma solução interessante pode estar num aparelho chamado RhinoChill que dispara um líquido congelado de perfluorocarbono pelo nariz logo depois da parada cardíaca. Dessa maneira o que acontece é que é induzida de maneira controlada uma hipotermia que torna mais lento o metabolismo das células, prevenindo assim a liberação de moléculas tóxicas que podem causar dano permanente.
Apesar de ainda não ter sido aprovado pelo Departamento de Controle de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, o aparelho já demonstrou sua eficiência em testes aplicados em 200 pacientes. Calcula-se que pode reduzir em 15% os danos permanentes nos afetados, o que já vale a pena!
Link: Líquido congelante directo al cerebro, puede salvar vidas (gizmodo.e)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...